GUIA DE COMO É FEITA A HIGIENIZAÇÃO DE TAPETES 

Higienização de tapete

Higienização de tapetes é de extrema importância para manter a beleza do tapete e garantir mais saúde em casa.

Os tapetes são peças indispensáveis em qualquer moradia e muito usado, também, em locais públicos e empresas privadas, dando mais charme ao ambiente e sensação de conforto.

Com o tempo, os tapetes precisam de limpeza especial, pois são locais que podem armazenar e proliferar pó e ácaros, causando alergias e doenças respiratórias. 

Mas apesar de parecer econômico e mais rápido de se fazer em casa, lavá-lo assim não é recomendado, já que produtos domésticos e a exposição demasiada ao sol e vento, podem danificar o material do tapete a longo prazo.

Uma higienização bem-feita em uma lavanderia especializada, garante tapetes mais bonitos, perfumados e diminui os riscos a crises respiratórias. 

Seja em uma casa ou empresa, você sabe como funciona a limpeza de tapete especializada profissional? Confira neste guia, como tapetes são importantes e por que precisam de atenção e cuidados especiais. 

  • Higienização de tapetes: A importância dos tapetes que vai além da decoração
  • Quando usar tapetes em empresas e estabelecimentos comerciais?
  • Quando a Higienização de tapetes profissional é necessária?
  • O passo a passo da Higienização de tapetes em lavanderia de tapetes
  • 6 dicas para garantir a higienização de tapetes e cuidados no dia a dia
  • Higienização de Tapetes em Campo Grande MS: Onde encontrar perto de mim uma lavanderia de tapetes?

Higienização de tapetes: A importância dos tapetes que vai além da decoração

Antes de fazer a Higienização de tapetes que eles merecem, você já se perguntou por que os tapetes foram criados? Qual sua importância?

Na antiguidade, os tapetes eram usados para contar a história de pessoas, situações, além de forrar o piso das tendas, ocas e cavernas onde os homens antigos viviam.

Basicamente, todas as culturas conhecidas possuíam tapetes em suas moradias e o que mudava eram os materiais usados.

Em geral, folhas, lã, algodão e cordas de junco e outros tipos de fibras naturais, eram utilizados para confeccionar tapetes, que podiam ser desenvolvidos a mão ou em tear.

Hoje com a tecnologia disponível, eles são feitos em máquinas e os materiais são variados, indo muito além dos produtos naturais, utilizando fibras sintéticas de alta qualidade. 

O uso de tapetes e carpetes é algo que nunca sai de moda, com variação de tendências, em relação ao tamanho e cores mais utilizadas na época.

Para muitas pessoas, ter tapetes em casa ou mesmo em empresas, é apenas para decoração ou “limpeza dos sapatos”, mas os tapetes têm objetivos muito mais válidos do que isso:

  1. Uso decorativo

Vamos começar pelo uso decorativo de tapetes, que geralmente é um dos pontos mais fortes para se ter tapetes em casa.

Tapetes podem ajudar a compor o design de um ambiente, apenas pelo seu formato, cor e possíveis ornamentos.

Na composição das decorações, o tapete pode ser combinado com as cores das cortinas e almofadas, enquanto os móveis têm tons mais neutros.

Essa dica não só favorece a sensação visual mais agradável, como pode ser equilibrada com mais cores e formatos de tapetes, tornando o ambiente mais dinâmico.

  1. Delimitar ambientes

Outro uso que ajuda muito as pessoas que moram em casas muito grandes ou mesmo pequenos apartamentos, é a delimitação do espaço.

Ambientes que se integram podem dar um ar de modernidade e a sensação de amplitude, porém, em muitos casos é difícil definir quando um ambiente acaba e começa o outro.

Para evitar problemas quanto a móveis e itens que devem compor um espaço e vice e versa, os tapetes são fundamentais.

Com o tamanho certo para um espaço específico, ele faz esse limite naturalmente sem causar qualquer tipo de quebra visual na composição e beleza do local, tornando até mais convidativo e sofisticado.

  1. Deixa o local mais sofisticado 

Se você é uma pessoa que adora ter itens que deixem sua casa mais requintada, mesmo pagando pouco, ter tapetes é uma excelente escolha.

Além de bonitos e decorativos, ao delimitar espaços, ele pode ser a base para uma linda mesa de jantar, sofá na sala de estar e ser aquilo que faltava para deixar sua casa perfeita. 

  1. Aquecimento e conforto

Já falamos em outro artigo, como o aquecimento de uma casa ou apartamento podem ser influenciados por um bom tapete ou carpete.

Os carpetes, inclusive, são perfeitos para dar essa sensação de ambiente mais quente, principalmente nos quartos.

Dependendo dos tipos de tapete, como os modelos com pelos mais altos e soltos como é o caso dos felpudos, a sensação de conforto é ainda maior. 

  1. Melhora a acústica

A acústica é outro ponto que os carpetes e tapetes podem favorecer nos ambientes. O tapete serve como isolante acústico, equilibrando a sensação acústica do local.

A sensação é um de um som mais limpo e gradual. Quem tem home Theather e pretende deixar o som de casa como de um cinema, ter carpetes e tapetes faz toda a diferença.

  1. Piso protegido

O piso dos ambientes com tapetes fica mais protegidos, principalmente pisos de madeira como assoalhos e laminados. 

Este tipo de piso é mais fácil de apresentar riscos e com carpetes, ele se mantém bonito por mais tempo, além de manter o equilíbrio térmico do ambiente em conjunto com o tapete.

Em uma casa, os tapetes são fundamentais, mas e nas empresas, quando eles devem ser usados? Confira no próximo tópico. 

Quando usar tapetes em empresas e estabelecimentos comerciais?

Higienização de tapetes
Higienização de tapetes

Nas empresas, os tapetes e carpetes, são usados para inúmeros fins e não exatamente para os mesmos motivos daqueles que são usados em residências e apartamentos.

Em empresas como escritórios, o mais comum é encontrar o uso de carpetes, pois além de proteger o piso no local, ainda garante grande isolamento acústico.

Dentro de um escritório, é comum que haja muitos ruídos e com o uso dos carpetes, o som é abafado e não chega em outras salas.

Muitos dos carpetes e tapetes utilizados em empresas, são ergonômicos. Estes tapetes seguem as regras da norma regulamentadora 17, que estabelece regras básicas e mínimas de segurança e saúde ocupacional. 

Assim, pessoas que trabalham em determinadas empresas, como indústrias, por exemplo, podem circular no dia a dia sobre esses tapetes, que possuem frisos, bolinhas ou desenhos em relevo que amortecem a pisada.

Em teatros e cinemas, pode haver o uso tanto de tapetes ergonômicos como de carpetes para isolar o som para que fique mais equilibrado e agradável. 

Em comércios, além dos tapetes ergonômicos industriais, pode ser encontrado capachos de fibra de coco e sisal, que são tapetes naturais ou de material similar sintético, perfeito para reter a sujeira vinda de fora com mais eficiência.

Por serem locais com grande circulação de pessoas, as empresas, estabelecimentos e indústrias precisam de tapetes e carpetes resistentes, além de uma limpeza profunda.

A higienização de tapetes profissional é o mais indicado nesses casos e no próximo tópico, falaremos um pouco o porquê. 

Quando a Higienização de Tapetes Profissional é Necessária?

lavanderia de tapete perto de mim
lavanderia de tapete perto de mim

Você já percebeu o quanto é importante ter tapetes e carpetes em sua casa e para mantê-los bonitos, uma lavação de tapetes periódica é fundamental.

Mas, afinal, é necessário fazê-la em uma lavanderia especializada em tapetes? Daremos 3 motivos para você entender como essa é a melhor decisão:

  1. Limpeza em casa já danificou outros tapetes e carpetes

A Higienização de tapetes de forma profissional, é sempre a melhor opção, pois evita que haja acidentes e carpetes e tapetes sejam danificados em casa.

Na lavagem residencial de tapetes, o uso de alguns produtos pode manchá-lo, além de ressecar e destruir o material do tapete, fazendo com que ele dure menos do que deveria.

Pessoas que por não saber como tirar manchas de tapetes, e perderam peças belíssimas e de qualidade, não abrem mais a mão de uma higienização profissional.

  1. Quando crises respiratórias se tornaram comuns 

Os tapetes e carpetes podem ser o lar de inúmeros micro-organismos como ácaros, fungos e bactérias.

Os ácaros são os mais comuns e estes artrópodes se reproduzem em meio a pó e sujeira. 

Em locais como tapetes, eles podem proliferar rapidamente e provocar desde irritações no nariz e lacrimação dos olhos, causando alergias e crises de rinites, bronquites e asma.

A asma é uma doença respiratória que se não tratada, pode causar o fechamento dos brônquios dos pulmões, levando a falta de ar e morte. 

Por isso, manter a casa limpa e aspirada, com carpetes e tapetes higienizados, é fundamental para controlar as doenças respiratórias.

  1. Quando percebeu que o custo-benefício em higienizar tapetes é menor do que pensava e cheio de benefícios

Outro fator é o preço. Lavar em casa seu tapete, pode parecer econômico, porém, se ele manchar ou acontecer qualquer problema com as fibras do carpete, pode ser necessário a troca e isso não é barato.

A higienização que é feita é tão completa, que além de deixar o tapete limpo profundamente, ainda garante perfume agradável de longa duração e o realce da cor e detalhes do carpete e tapete. 

Somente com essas 3 situações, já dá para entender como higienizar seu tapete é muito melhor que apenas fazer uma limpeza básica e cheio de riscos para beleza e qualidade dele. 

No próximo tópico, você conhecerá como é feita essa Higienização profissional em lavagem de tapetes e carpetes. Confira a seguir. 

O passo a passo da Higienização de tapetes em lavanderia de tapetes

Vamos lá! Chegou o momento mais importante desse artigo. Como é feita a higienização de tapetes em lavanderia especializada profissional de tapetes?

É importante que os clientes conheçam como é feito e os processos envolvidos na lavagem de tapetes, pois isso dá mais segurança e confiabilidade no serviço ao compreender como é feito cada processo.

As lavanderias de tapetes são empresas que tem o foco específico na limpeza profunda de tapetes e de carpetes residenciais e comerciais.

Veja como é feita profissionalmente a limpeza de carpetes fixos e de tapetes:

Higienização de Carpetes

  • A Higienização de carpetes, segue processos criteriosos que começam com a aspiração que faz a remoção do excesso de sujeira e detritos;
  • Com uma máquina extratora, é feita a molhagem da peça. Esse equipamento garante que ao molhar, não haja excessos;
  • Depois, é aplicado o detergente ou xampu específico para carpetes. O produto é espalhado por todo carpete e em algumas partes, pode ser aplicado outros para fazer como tirar manchas;
  • Com uma máquina de sucção, é feita a retirada de toda água em excesso e o detergente. Por fim, é preciso aguardar de 12 a 24 horas para a secagem completa. Quanto mais ventilado o local, melhor. 

Higienização de tapetes

  • A Higienização de tapetes por ele não ser fixo, é mais fácil, já que o técnico em limpeza profissional, faz a retirada no local que o cliente solicitou e leva-o para a lavanderia;
  • Na lavanderia, o processo inicial é sempre o mesmo: é feita a aspiração em todo o material, pois isso garante que não haja pó e sujidade em excesso nos outros processos;
  • Existem dois tipos de lavagem: o processo europeu e o brasileiro. No Europeu, o tapete é lavado em uma máquina própria para seu tamanho, inclusive tapetes grandes, onde é batido para tirada do pó, molhado, esfregado e aplicado detergentes e outros produtos;
  • No sistema brasileiro, o tapete é estendido no chão e lavado com uso de extratora e maquinário de sucção, similar ao feito em carpetes;
  • Independente do sistema utilizado, depois de lavado, ele é colocado em uma estufa, onde passará 24 horas recebendo produtos para higienizá-lo profundamente, matando ácaros e garantindo que todos os alérgenos sejam retirados;
  • Por fim, o material é escovado e entregue ao cliente. Os técnicos informam todos os processos listados e orienta sobre a manutenção posterior. 

No próximo tópico, separamos algumas dessas recomendações e as questões mais comuns em relação a higienização de tapetes e carpetes. 

6 dicas para garantir a higienização de tapetes e cuidados no dia a dia

Higienização de tapete
Higienização de tapete

Se você leu o conteúdo até aqui, deve estar em dúvida como deve ser a manutenção de tapetes e carpetes depois da higienização de tapetes profissionalmente.

Em casa, o que pode ser feito para garantir que eles continuem como se saídos da lavanderia? É preciso higienizá-lo de quanto em quanto tempo? Pode varrer? Pode lavar com água comum e usar produtos caseiros?

Essas dúvidas são comuns e vamos respondê-las agora, além de outras questões que são importantes para seu conhecimento:

  1. Qual o período recomendado para fazer a higienização de tapetes?

Depois de fazer aquela higienização de tapetes de qualidade, no futuro essa limpeza deverá ser repetida, mas quanto tempo depois?

Segundo os especialistas em tapetes e higienização, independente do tipo do material, de 3 a 6 meses é o período ideal.

3 meses é a duração para espaços públicos, como a limpeza de tapetes. Já para tapetes residenciais e de apartamento, de 6 até 8 meses, é o mais indicado.

  1. Pode varrer os tapetes e carpetes?

Em casa, é muito comum que use uma vassoura para varrer e retirar o pó e detritos mais superficiais.

O problema dessa prática, é que dependendo do tipo de material do tapete ou carpete, as fibras podem ser danificadas pelas cerdas da vassoura.

Além disso, a vassoura acaba espalhando o pó, aumentando o espaço com pó. O indicado é sempre evitar o uso de vassouras nos tapetes e carpetes, principalmente naqueles que possuem pelo alto e fino.

  1. E aspirar o pó, pode?

Aspirar o pó é sempre o mais recomendado, pois ele retira toda poeira e ainda outros resíduos que possam estar sobre o tapete. 

A dica é sempre fazer a aspiração sem concentrar a sucção em um lugar somente. Esse ato pode forçar as fibras do tapete e por isso, somente passe rapidamente retirando apenas o excesso.

  1. Higienização de tapetes a seco, vale a pena?

A higienização de tapetes a seco, é um processo onde é usado o mínimo de água a aspiração, sucção e ventilação são potencializadas para fazer a secagem mais rápida.

O processo é similar ao feito em carpetes e pode ser feito, inclusive, diretamente na casa do cliente. 

  1. Pode usar qualquer produto doméstico nos tapetes e carpetes?

Não. Os produtos domésticos, ainda que haja produtos exclusivos para lavar e limpar tapetes, não são indicados.

Esses produtos em sua grande maioria, possuem produtos na composição que podem oferecer riscos de manchas em tapetes e ressecamento do material.

  1. Como não deixar carpetes residenciais encharcados e com odor ruim?

Eis um dos motivos que empresas especializadas em lavar tapetes nunca recomenda a lavagem em casa. 

Por falta de conhecimento, produtos e equipamentos corretos, a lavação residencial pode encharcar o tapete que além de não secar completamente, ainda fica com odor desagradável.

Em casas, ainda é possível estendê-lo se houver quintal com boa ventilação e luminosidade, porém em apartamentos, fazer a lavagem de carpetes e tapetes é inviável.

O melhor é sempre aspirar e evitar molhá-los, e caso sejam lavados de forma caseira, que seja feito com pouca água e estendido em um local que não tenha incidência direto do sol.

  1. Qual a diferença de uma limpeza e da higienização de tapetes?

É conhecido como limpeza de tapetes e carpetes, qualquer prática superficial para retirada de pó e detritos ou resíduos.

Já a higienização é quando é feita uma lavagem profissional, ou seja, em lavanderia especializada, com uso de produtos e equipamentos que fazem a lavação completa e profunda.

Além do uso de produtos específicos e mais eficientes em perfume e limpeza, a higienização utiliza de recursos que acabam com micro-organismos como ácaros que podem provocar doenças respiratórias. 

Esse é sem dúvida o maior diferencial da Higienização e para isso, é vital que você busque em sua região uma empresa que ofereça esse serviço com qualidade e bom preço e atendimento e no tópico a seguir, sugerimos onde encontrá-la. 

Higienização de Tapetes em Campo Grande MS: Onde encontrar perto de mim uma lavanderia de tapetes?

Este guia foi útil para você? Gostou de conhecer como limpar tapete de forma profissional e como isso significa tapetes e carpetes mais bonitos e duráveis por mais tempo?

Agora, se você chegou até aqui e quer fazer a lavagem de seus tapetes e carpetes, seja em casa ou na sua empresa e mora em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, conheça os serviços da StofClean.

Na StofClean, você tem serviço completo em lavação de tapete em Campo Grande com qualidade e preço acessível, além de garantia e toda atenção que seus tapetes merecem.

São 8 anos de uma trajetória de sucesso, com mais de 5 mil clientes satisfeitos. Nosso maior diferencial é prezar pela qualidade, atendimento impecável e preço justo sempre.

Além disso, nossa empresa trabalha apenas com produtos e lavagem sustentável, dando a você segurança que seus tapetes voltarão perfeitos como novos.

Trabalhamos com os métodos mais exclusivos, os equipamentos mais modernos, produtos certificados pela Anvisa e os profissionais mais qualificados do mercado.

Faça sua visita ou entre em contato agora! Tire suas dúvidas e conte com um serviço completo, que retira e entrega seus tapetes com total comodidade para você. 

higienização de tapetes campo grande ms
higienização de tapetes campo grande ms

Solicite nossos serviços pelo telefone/WhatsApp: (67) 99322-0848. StofClean, Lavanderia de Tapetes para pessoas Exigentes como você!

StofClean

StofClean

Somos apaixonados por entregar o nosso melhor; com nosso método exclusivo em limpeza de tapete em campo grande, já são mais de 7 anos em atendimento exclusivo e personalizado.

Se inscreva na nossa Newsletter e receba nossos artigos

Baixe o Ebook com dicas para manter seu estofado limpo